Pesquise no blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Quais as Causas do Formigamento no Corpo?

Quais as Causas do Formigamento no Corpo?
Há um tempo atrás havíamos postado sobre porque sentimos formigamento no corpo, lembram-se? 

Pois agora falaremos das possíveis causas do formigamento. Mas antes vamos voltar um pouco e explicar por que isso ocorre. 

O que é formigamento? 

O formigamento, conhecido também como dormência, na verdade se chama paraestesia é aquela sensação de formigas andando por determinada área de nosso corpo, causando incômodo e até dificuldade em movimentar os membros. 

Isso acontece devido à compressão de nervos específicos,   impedimento o fluxo sanguíneo em determinada parte do corpo, dessa forma as células nervosas não recebem o sangue para transmitir impulsos nervosos e entram em estado de dormência. 


Mas o que pode ocasionar a paraestesia?


Colocar pressão sobre os braços e pernas, como quando nos apoiamos no braço, ao digitarmos no computador sem apoio, devido à má postura ou cruzar as pernas, colocando uma sobre a outra, são as causas mais comuns e podem facilmente ser remediadas se colocarmos os membros em movimento. 


Mas o formigamento também pode indicar problemas de saúde. 





AVC - Acidente Vascular Cerebral

É sinal de AVC quando formiga apenas um lado do corpo, geralmente o rosto e braço ou perna e braço. 


Isso indica falta de sangue no cérebro, podendo levar a o entupimento ou vazamento de uma veia. Por isso é essencial ir a um médico imediatamente ao sentir esse sintoma. 



Problemas Cardiológicos

Pode ser problemas cardiológicos como angina ou até começo de infarto quando a dormência instala-se pelo braço todo, geralmente o esquerdo, sendo acompanhada de outros sintomas como dor ou aperto no peito, aperto na gargante, náuseas e suor. Esse caso assim como o AVC deve ser encaminhado imediatamente ao médico. 



Diabetes 

Pode ser sinal de diabetes formigamentos na planta do pé, isso acontece pois o excesso de açúcar desestabiliza os nervos das pernas, fazendo com que eles parem de funcionar. 


Por isso pessoas que sentem essa sensação devem ficar atentos a outros sintomas e procurar um médico e se você tem diabetes deve consultar seu médico e seguir à risca todas as suas recomendações. 


Outras causas 


Formigamento no dedo do meio, indicador ou polegar - pode ser sinal de uma lesão de esforço repetitivo que atinge o nervo mediano, localizado no punho, chamada de síndrome do túnel do carpo. 

Isso é causado por movimentos repetitivos que forçam os membros como lavar roupas, dirigir moto, mesma posição na hora de dormir e a digitação sem apoio. 


Para resolver isso é importante fazer um alongamento e dar uma parada nessas atividades para que a circulação volte ao normal. 


Formigamento no dedo mindinho ou anular - isso acontece devido à compressão do nervo do cotovelo, refletindo nas mãos. 

Geralmente quando pessoas ficam com o cotovelo muito tempo dobrado e apoiado em cima da mesa. Para resolver o problema é bom evitar esse hábito e corrigir a postura. 




Formigamento no braço - isso pode acontecer devido a pressão no conjunto de nervos chamado plexo-braquial que se encontra na medula espinhal. 

Geralmente ocasionada por dormir de mal jeito, dessa forma pode comprimir um desses nervos, deixando o braço dormente. Para resolver isso basta melhorar sua posição ao dormir. 




Formigamento na lateral do pé - é ocasionado quando o nervo da perna é pressionado devido a cruzarmos a perna de forma errada. 

Isso pode prejudicar o movimento por algum tempo, mas o formigamento e essa sensação logo são aliviados ao descruzar as pernas. 



Formigamento na coxa - acontece devido a compressão de um nervo próximo à cintura. Isso é comum em mulheres grávidas, nesse caso é bom que elas se movimentem mais para evitar. 

Também pode acontecer caso usarmos cinto apertado, assim basta soltar um botão do cinto ou comprar uma calça maior. 



Fonte - Bem Estar

Ganhe Dinheiro na Internet

Clique Aqui
 
Abrir Rodape